Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marta Velha - Writer

Marta Velha - Writer

Amor de Deus! :) Dona Carminda :)

17.06.24, Marta Velha

Livro 'Amor de Deus'

Podem comprar aqui: https://www.bubok.pt/livros/9075/Amor-de-Deus

 

Dona Carminda chegou a casa e pousou as sacas das compras na mesa da cozinha. Sentia-se cansada da caminhada e de subir as escadas. Não queria admitir, mas os anos começavam a pesar-lhe. Longe iam os anos em que andava ligeira e nunca se cansava. Procurou a sua gata mas não a encontrou. Aquela era a sua única companhia desde que ficara viúva e desde que Sãozinha também partira. Começou a preparar o jantar e enquanto a panela ficou ao lume sentou-se junto da mesa da cozinha. Abriu uma pequena caixa de metal que estava cheia de fotos antigas. Pegou uma a uma e olhava-as com bastante saudade. Numa delas, uma rapariga nova estava com dois bebés ao colo. Gémeos. Tão bonitos que eram, tão iguais! Tão sorridentes e sem saberem a verdade!

     “-Ai Sãozinha, as voltas que a vida dá. Partiste sem contar o teu segredo a teu filho. Não sei que será deste rapaz. Parece-me que anda de amores por uma rapariga que não é cá da terra. Hoje fiz uma boa acção. Nem acredito que a rapariga fosse viver para uma casa a cair. Segundo o João do Cimento, ficará muito bonita. Simples mas bonita!” – Suspirou. “-O teu rapaz é bom de coração. Um amor de rapaz. Tem um coração do tamanho do mundo. Mas os seus olhos mostram tantas dúvidas! Deve estar confuso. É padre, ama uma mulher. Não deve ser nada fácil!” –  Sentiu a sua gata a roçar nas suas pernas. “-Onde tens andado Fifi? Não devias sair à noite. Vamos acabar o jantar.”

     Dona Carminda era viúva há muitos anos. Tinha chegado à terra há pouco mais de um mês quando conheceu o que viria a ser seu marido durante mais de vinte anos. Era um senhor já viúvo, mais velho que ela cerca de vinte anos. Sem filhos e desgostoso pela morte lhe ter levado a companheira de uma vida. Dona Carminda não tinha casado por amor. Começou a trabalhar na casa de Afonso e ele acabou por declarar a sua necessidade de uma companhia. Entre ambos havia um carinho muito especial e sempre se deram bem. Dona Carminda fazia de tudo para que Afonso se sentisse bem e Afonso preocupava-se bastante com o bem-estar de Carminda. Fazia-lhe todas as vontades. Foi um passo até a pedir em casamento.

     Quando chegou a Bemposta, trazia em sua companhia Maria da Conceição. Uma rapariga nova e muito bonita. Grávida de gémeos e de olhar triste e cabisbaixo. Tinha vergonha. Uma vergonha enorme pela barriga que exibia. Infelizmente Sãozinha levara o segredo para a cova. O segredo e o desgosto.

 

AMOR DE DEUS.jpg