Desabafo :)
Há imensas teorias sobre escrever mais e melhor, seja um simples texto seja algo mais complicado como um livro.
Li estes três passos e resolvi partilhá-los (http://www.certaspalavras.net/tres-passos-para-escrever-melhor-em-portugues/ )
1º Ler - sim estou de acordo! Quando se lê muito há uma maior possibilidade de escrever mais e melhor! Acho que ninguém escreve bem se não ler muito!
2º Escrever para alguém em particular - Ora aqui está uma coisa que nunca experimentei! Mas parece-me uma boa dica. Porque assim há uma motivação.
3º Testar o texto - Gosto em particular da parte do ler em voz alta mas sem dar parte de maluco!
Igual a este artigo há na internet mais um milhão deles (acho que não estou a exagerar nem um bocadinho! ), acho que nunca segui nenhuma dica à risca. Gosto de escrever, gosto de ler e reler aquilo que escrevo (confesso que escrevo, imprimo, leio, revejo, altero, acrescento, corto ), nunca escrevi num local muito tranquilo! Muito pelo contrário, acho que o barulho e a agitação a meu lado me ajudam a pensar. Gosto de escrever num café onde o ambiente seja ruidoso, o barulho do café a moer, o barulho do bater do manipulo para tirar um outro café, o barulho das conversas a meu lado (há sempre alguma coisita que se pode aproveitar ), gosto de escrever num jardim principalmente onde haja imensas vozes a meu redor, e se houver crianças a brincar melhor ainda. Gosto de escrever na minha sala com a televisão ligada e gosto de ir colocando um olho ao que está a dar.
Somos todos diferentes na maneira de escrever, mas o que nos move é o mesmo resultado... O amor à escrita e mais um livro para juntar ao rol que já temos.
Marta