Porque há noticias que custam mesmo a 'engolir'
Ontem ao ler o Diário de Aveiro lembrei-me de um post meu que por incrivel que me possa ter parecido tem quase 6 anos! (o tempo passa mesmo depressa demais )-Podem saber a que post me refiro aqui Passo...Olho...Ignoro! -
Era noticia de primeira página:
Na altura por causa da E. tornei-me dadora de medula óssea, e ainda hoje a primeira pergunta que a médica me fez paira na minha mente: 'Tem a certeza que o quer ser? Se lhe pedisse agora para o fazer, fazia-o? Mesmo não sendo por causa da sua conhecida?' A minha resposta foi 'Sim, claro que sim! e nem pensava duas vezes!' E depois foi a minha vez de perguntar: 'Se estou aqui é porque o quero fazer, certo?' A médica deu um sorriso triste e respondeu-me: 'Antes fosse assim tão linear! Não imagina a quantidade de 'NÃO's' que recebemos quando encontramos um dador compatível!'
Achei que a médica de bata branca, sorriso triste e com alguma frieza no que dizia estava a brincar comigo! Mas afinal não estava!
Imagino o desgosto do Fábio ao saber que tinha não um mas dois dadores compatíveis! Dois! Uma coisa tãooooo raraaaa! E ambos disseram 'NÃO', não sei as razões de o terem feito, nem tão pouco me interessam tais razões! Porque na minha mente está apenas a E. os pais dela os tios os primos e todos da família que conheço! Está o esforço feito para terem conseguido apenas um dador compatível! Na minha mente estão todos aqueles que neste momento lutam pela vida e pelo esforço de encontrar um dador, apenas um!
Fica apenas um conselho que vale o que vale: se querem ser dadores de medula óssea apenas para se gabarem que o sejam, esqueçam! Não dêem falsas esperanças a ninguém! Agora se querem ser heróis sem capa e anónimos sejam e se um dia receberem um telefonema a dizer: Pode salvar uma vida! Não pensem duas vezes! Lembrem-se apenas que há muitas E. e muitas Fábios nesta vida e que um dia pode ser alguém que vos é muito querido!
Aos pais do Fábio um beijinho enorme!